quinta-feira, agosto 04, 2005

Já repararam???

Já repararam que...

Que os atentados terroristas reenvidicados ou de alguma forma ligados a Al-Qaeda tem sido diferentes de país para país??? Já há algum tempo que tinha reparado nisto...
Nos EUA sem dúvida o mais dramático e que chocou todas as pessoas deste planeta, de facto nunca nos tinha ocorrido que fosse possível tamanha coisa. Mas foi! Foi um marco na história, muita coisa mudou, pensamento, opiniões, a segurança ou insegurança das pessoas, tudinho.

Mas voltando à ideia inicial do post...

1º EUA 11/9 - Dois aviões colidem com as Torres Gémeas, provocando o seu ruimento e com elas a mortes de milhares de pessoas.
2º ESPANHA 07/3 - Explosões em várias carruagens de comboios da cidade de Madrid
3º INGLATERRA 07/7 - Explosões em várias carruagens do Metropolitano de Londres

A questão que ponho é simples...
Já não basta apenas descobrir qual a próxima cidade a ser atacada, como também qual o transporte publico. Ainda temos autocarros se considerarmos que em Londres essa explosão foi uma manobra de distracção, ou também temos eléctricos, ou ferry boats e táxis (neste exemplo julgo q teria de ser um atentado muito bem organizado para ter um impacte aceitável, já imaginaram, numa cidade inteira com milhares de taxis todos eles explodirem no mesmo minuto. Já imaginaram o efeito tipo pipocas a saltar eles a explodirem no meio de uma cidade à hora de ponta?).

Mas sinceramente acho que deviam todos por os olhos numa das organizações terrorista que mais matou no século passado o IRA (Irish Republican Army), e que finalmente percebeu que o terrorismo não leva a lado nenhum a não ser à morte de pessoas, e pessoas essas inocentes e que nada têm a ver com a causa supostamente tão importante que leve a esse extremo. Nada, mas mesmo nada justifica o terrorismo.

E grande pergunta surge mesmo é já repararam que de todos os chefes de estado que participaram na Cimeira dos Açores já só faltamos nós? E que a descoberta que houve em Sintra talvez seja o inicio de alguma e que devemos todos nos preparar-mos para uma tragédia qualquer? Ou vamos hipocritamente continuar a ter o pensamento pequenino do Tuga e respondermos a nós próprios que: "-Achas? Naaaa!!" ou "Nós somos muito pequeninos para eles!" ou " Eles pensam que nós somos Espanha" até quando vamos pensar assim e pensarmos que de factos temos duas bases militares de dois dos países que gerem a economia mundial. Os EUA têm a base das Lajes no Açores, como todos sabemos, mas menos conhecida é a base militar de Beja que está entregue aos Alemães.


Até quando