segunda-feira, agosto 08, 2005

Fim de semana (supostamente) perfeito!!!

Nem imaginam...

Nem eu queria acreditar no que me estava a acontecer na sexta-feira! Já algum tempo que não tinha de trabalhar durante o fim-de-semana. A sério, não pensem que é fácil. Pelo menos na minha situação não é! Mas vamos ao que interessa. Os astros deviam estar alinhados, e parecia tudo perfeito para conseguir ir passar um fim-de-semana fora desta cidade e conseguir descansar um pouco mudando de ares... todos gostamos não é verdade? Tudo certinho até chegar a Santa Apolónia para apanhar o comboio em direcção ao Norte, mais precisamente à "Inbicta".

O comboio estava de partida marcada para a 18h55m conforme o horário dele, tudo certinho... comprei o bilhete preparei-me para seguir viagem...
Mas agora é que o melhor começa...

Devido à "pequeníssima" situação do país parece uma fogueira gigante, em que metade do país está a arder e que a outra metade ou já ardeu ou prepara-se para arder, o comboio teve um pequeno atraso. Até aqui tudo bem, coisas que acontecem e se pensarmos que a CP não quer arriscar que o comboio parta, sem um mínimo de garantia de que ele chegue ao seu destino mais ou menos dentro do horário de viagem, e que também não quer arriscar ficar com o comboio parado a meio da viagem sem a possibilidade de fazer alguma coisa. Nem chegaríamos ao destino nem ficaríamos em Lisboa, a empresa esteve no seu papel obviamente sem culpa do atraso.

Tudo parece bem até aqui, mas a partir do momento em que este atraso começa ser cada vez maior e maior até chegar ao cumulo de para uma viagem de 3 horas que é o tempo de Lisboa ao Porto já temos um atraso de 3h30!! É de facto desesperante, ainda bem que eu ia de fim-de-semana, mas penso naqueles que vão em trabalho, que tinham de estar no Porto às 22h para uma reunião tardia ou para um jantar importante de negócios, ou então os que iam de viagem de negócios, mas que o avião partia do aeroporto do Porto?
Então que estão a imaginar as caras de todos os passageiros... toda a gente completamente farta de estar ali sentados à espera de poderem seguir viagem, uns a ler os jornais, outros livros, outros aproveitar para trabalharem de portátil em frente, outros a pensarem no atraso que tinham...
É mais ou menos nesta altura que começamos então também a pensar em quem culpar desta situação...

E quem são mesmo os culpados?

O pessoal da CP que também esperou com os passageiros e sempre disponíveis para qualquer informação, mesmo que fosse a milésima vez q estavam a responder à mesma pergunta?
Ou ao pessoal da Protecção Civil, que não autorizavam a abertura da linha do Norte pois havia incêndios perto da linha e querem garantir a segurança de toda a gente!
Dos bombeiros que incansavelmente lutam contra o fogo, horas e horas seguidas, chegando mesmo a serem dias seguidos, sem dormirem sequer, numa tentativa de impedir tragédias?
Ou serão a pessoas que provocam os incêndios, que são muitas vezes pessoas que qualquer formação, que estão desempregadas ou que recebem misérias e que em troca de pequenas quantias provocam o estrago irreparável que conhecemos, mas que essas pequenas quantias fazem toda a diferença para e eles e para a família deles que já não têm o que comer há 3 dias?
Ou será mesmo dos senhores que governam este país e que estão mais preocupados em questões como a OTA e o TGV, que nunca mas nunca irão melhorar a economia do nosso país pois ninguém terá dinheiro para depois usufruir deles, pois entretanto toda a população de Portugal já se encontra na miséria para que estes caprichos políticos sejam executados? E se em vez disso gastassem o mesmo dinheiro não apenas em meios de combate a incêndios, mas também e um projecto muito mais importante que a OTA ou TGV, que limpassem as matas e que criassem acessos ao interior das florestas e assim acabassem com os incêndios de uma vez? De facto custa-me a crer que este país alguma vez melhore com o caminho que anda a tomar!

Claro que a viagem de regresso foi muito melhor demorou o suposto, 3 horinhas certas, tal como no horário, nem mais nem menos! Certinho!

Será que o estado conseguira fazer o mesmo?

1 Comments:

At sexta-feira, outubro 21, 2005 11:07:00 da manhã, Blogger Syd aguou...

Eu estive lá e vi... Salvaram-nos duas imperiais bem frescas no que foi, talvez, o dia mais quente do ano...

 

Enviar um comentário

<< Home